Como usar a linguagem corporal a seu favor em uma entrevista de emprego e no trabalho

Linguagem Corporal - Como usá-la a seu favor

A linguagem corporal diz muito mais sobre nosso comportamento do que imaginamos. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia já comprovou que apenas parte da nossa comunicação com as outras pessoas é feita com base nas coisas que falamos. Ou seja: todo o resto é refletido pelo tom de voz e o seu próprio corpo.

Em uma das mais famosas palestras do TED, a psicóloga social Amy Cuddy mostrou como podemos mudar não só a percepção dos outros, mas também a nossa, sobre nós mesmos.

Sua postura, seu tom de voz, suas expressões e ações alteram seus níveis de adrenalina e cortisol, o que reflete na forma como você se expressa.

Como usar a linguagem corporal a seu favor

Em entrevistas de emprego, reuniões e negociações, esses conhecimentos de linguagem corporal podem realmente fazer a diferença. Segundo Amy Cuddy, quando você acreditar na mensagem que quer passar, os outros também vão acreditar.

Acompanhe algumas dicas de linguagem não-verbal que devem influenciar positivamente na sua relação com os outros.

Postura

Uma postura ereta, com ombros alinhados, demonstra confiança e assertividade. Tente evitar ficar com as costas curvadas ou o corpo encolhido, o que passa desconfiança na sua linguagem corporal.

A pesquisa da psicóloga Amy Cuddy demonstrou que ficar dois minutos em postura ereta, na posição de poder do superman (com as mãos nos quadris), pode mudar seus níveis de cortisol e fazer você se sentir mais autoconfiante. Ao sentar-se, mantenha a postura, de forma confortável, mas ainda profissional.

Aperto de mão

Se houver um aperto de mão entre você e o potencial empregador faça-o de forma firme e confiante. Talvez esse seja a primeira oportunidade para deixar uma boa impressão. Muitas pessoas observam atentamente e até avaliam os outros pelo aperto de mão.

Tom de voz

Mantenha um tom de voz moderado, fale devagar e de forma clara. Pessoas que falam muito baixo aparentam insegurança, e as que falam muito alto podem soar arrogantes e descontroladas. Falar rápido demais mostra ansiedade, nervosismo ou desconforto.

Olhar

Evite olhar de mais ou de menos ao seu interlocutor. Segundo o Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal, normalmente, trinta por cento de uma conversa é composta de contato visual.

Braços

Cruzar os braços durante a entrevista pode ser interpretado como um indicador de que você está se fechando ao ambiente. Evite tamborilar os dedos ou balançar as pernas, isso evidencia seu nervosismo e pode destoar a atenção do seu entrevistador.

Não fique com as mãos fechadas,  na linguagem corporal, isso também demonstra ansiedade. Na dúvida do que fazer com suas mãos, tente gesticular enquanto fala, mas sem invadir o espaço alheio.

Observe

Antes da entrevista pesquise sobre a política da empresa, tente descobrir sobre o ambiente de trabalho  para se vestir e se comportar da forma mais adequada.

Observe como as pessoas agem no local da entrevista e tente se espelhar no comportamento e linguagem corporal de seu interlocutor, o que demonstra empatia.

Relaxe

Tente relaxar um pouco antes da entrevista ouvindo música ou lendo. Para uma boa entrevista, além da linguagem corporal, lembre-se de ser pontual, educado, simpático, sorrir de vez em quando, estar vestido apropriadamente e não mascar chiclete. Boa sorte!

Confira a palestra da Amy Cuddy sobre linguagem corporal abaixo

Fontes: TEDTalk – Amy Cuddy; Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal;  Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional

Ainda não foi chamado para nenhuma entrevista de emprego? Dá uma olhada no tutorial que preparamos e aprenda como fazer um currículo para chamar a atenção dos recrutadores!

E você, usa a linguagem corporal a seu favor?

E aí, gostou das dicas? Você já colocou em prática alguma das dicas listadas acima?

Conta para a gente outros comportamentos que você acha que podem favorecer nossa vida profissional aí nos comentários! :)

Até a próxima!

Crédito da imagem: Freepik.com

Gostou do post acima? Então, junte-se ao nosso clã de hackers e
RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS PARA SUA VIDA PROFISSIONAL